Vagas de emprego para Agente penitenciário Estrela Dalva Belo Horizonte MG

Responsabilidades do Agente Penitenciário O agente penitenciário é o profissional responsável por manter a ordem e segurança nos presídios. Ele monitora e controla a rotina dos presos, controlando a aplicação das penas segundo a legislação vigente. Além de manter a segurança interna dos presídios, o agente penitenciário também cuida da integridade física e psicológica dos detentos, supervisionando as atividades diárias dos detentos.
O agente penitenciário é encarregado de executar revistas e supervisionar as visitas, e transferências de presos. Ele também é responsável por prevenir e conter possíveis motins, fugas ou conflitos, atuando em conjunto com outros agentes de segurança pública. Sua função é crucial para o controle e ordem dentro dos presídios e garantir que os direitos dos detentos sejam respeitados.
Setores onde o Agente Penitenciário pode trabalhar
As vagas de emprego para agente penitenciário estão concentradas em presídios, penitenciárias, centros de detenção provisória, e centros de detenção administrados por diferentes níveis de governo. O agente penitenciário pode atuar em unidades prisionais de regime fechado, semiaberto ou aberto, onde cada unidade tem suas particularidades e necessidades operacionais.
Além de instituições prisionais públicas, o agente penitenciário também pode atuar em prisões privadas e empresas de segurança, que prestam serviços de segurança e administração penitenciária para o governo. Os processos seletivos via concurso público são o principal meio de ingresso, e os profissionais aprovados passam por treinamentos específicos para atuar nas unidades prisionais.
Atividades do Agente Penitenciário
As vagas de emprego para agente penitenciário implicam uma série de obrigações para o profissional, relacionadas à segurança e disciplina no presídio. Entre suas principais tarefas estão a supervisão das atividades dos presos, assegurando que sigam as rotinas e respeitem as regras, estabelecidas pela administração penitenciária. Ele também executa vistorias em celas e áreas coletivas, procurando itens proibidos, como armas e drogas.
O agente penitenciário também é responsável pelo controle de entrada e saída de pessoas e materiais na unidade prisional, supervisionando visitas de familiares e advogados, bem como a entrega de suprimentos. Ele organiza e acompanha a movimentação de detentos, tanto internas quanto externas, e tem a função de atuar preventivamente e intervir em casos de risco, como tentativas de fuga ou violência entre presos.
Outro aspecto importante do trabalho é a colaboração em projetos de ressocialização dos presos. O agente penitenciário pode supervisionar atividades educativas, sociais e de trabalho no presídio, garantindo a ordem durante essas ações e contribuindo para a reabilitação dos presos.